Jornada do professor: Lição 1 e Conteúdos Factuais
Sua Lição 1 possui conteúdos factuais sobre IA e o mundo educacional. Assim, seu planejamento contou com metodologias e estratégias ágeis!
Ninguém ensina a usar aquilo que não sabe como funciona e, daqui para frente, a docência deverá incluir o uso produtivo, ético e responsável da IA para fins educacionais. Por essa razão, todos os docentes precisam desenvolver habilidades sobre como se comunicar com ferramentas mediadas por IA de forma eficaz e otimizada, no processo de aprendizagem. Uma dessas habilidades está em reconhecer e aplicar corretamente as expressões-chaves da ciência que rege a Inteligência Artificial, que eu carinhosamente chamo de "sopa de letrinhas".
Como todo conteúdo FACTUAL (categoria da Taxonomia de Bloom), nomenclaturas e siglas importantes em uma área são difíceis de gerar envolvimento para quem aprende, porque o objetivo não é "decorar" a designação, mas compreender seu significado e aplicação. É preciso uma estratégia adequada para gerar experiências de aprender capazes de fazer relações rápidas para que o estudante contextualize a relevância e protagonize essa aprendizagem.
Clique aqui para um texto sobre o que são experiências de aprender.
No caso de conteúdos Factuais, as Metodologias Ágeis são as mais indicadas e eu conversei sobre esse universo das metodologias inovativas e IA nessa live do YouTube.
A sopa de letrinhas: conteúdo Factual
Você está mergulhando em um mundo regido por siglas importantes: será quase impossível se "movimentar" neste novo mundo sem compreender o que é LMM (antigo LLM), ML, DL, FT, NLP. Isso sem contar que o próprio GPT tem este nome porque se refere à raiz de toda ciência GPT. Isso é a "sopa de letrinhas" que você desvenda, estudando nessa sequência:
Seu roteiro de aprendizagem e novas experiências
Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas realizem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana para serem realizadas. Isso se tornou possível graças ao desenvolvimento de algoritmos complexos que permitem que as máquinas aprendam com experiências passadas e que tomem decisões com base estatística de dados disponíveis no seu pré-treino. O nome desse aprendizado de máquina é Machine Learning (ML).
Use o roteiro de atividades da Lição 1 para mais detalhes.
O trecho acima abre o Roteiro de Aprendizagem da Lição 1, que se estende pela apresentação, de forma simples e ilustrada esquematicamente, de cada conceito fundamental. Seguindo o roteiro você será apresentado a um novo universo de conhecimento cuja curadoria foi direcionada para a interface da IA com os processos educacionais.
Além disso, seu material contém muitas ideias de variação da fonte de informação: em um mundo altamente conectado o professor não pode ser a única fonte de informação, mas o CENTRO DA CURADORIA DE BOAS INFORMAÇÕES. Esta é a mudança de paradigma fundamental quando se transfere uma aula professor-centrada para uma trilha de experiências, estudante-centrada.
O exemplo para metodologia Ágil da Lição 1 foi centrado na curadoria de alguns vídeos complementares e uma experiência ágil envolvente, usando IA. Primeiro, o papel dos vídeos dentro da curadoria:
- Vídeos como este são excelentes opções neurodidáticas para variar a fonte de informação, o formato visual e de estruturação da linguagem, ensinando estudantes a lidar com as diferenças e a explorar a confiabilidade das informações.
- Prefira vídeos assim, com um máximo de 10 minutos de duração, para que a atenção se mantenha ATIVA e ENGAJADA, trazendo melhores resultados na aprendizagem.
No material do curso você encontra uma sequência de APRENDER-FAZENDO (maker movement ) que é uma Metodologia Ágil de aprendizagem bastante apropriada para conteúdos FACTUAIS, como este: a sopa de letrinhas!
Extensão de IA para o YouTube e...
Metodologias Ágeis para VÍDEOS é uma ideia super-criativa, porque este é o formato queridinho da nova geração, junto com Podcasts... Vídeos informais, mas produzidos por especialistas, são excelentes opções neurodidáticas para estimular o envolvimento dos estudantes diferenças e explorar a confiabilidade das informações.
O objetivo da estratégia, que deve compor o material de estudos, não é substituir a aula, mas destacar aspectos relevantes da curadoria com variação de linguagem, estrutura, formato/mídia, etc... Deixar de ser a única fonte de informação para os tópicos de uma aula, entregando uma curadoria variada e indicando elementos de confiabilidade das informações, ajuda os estudantes no desenvolvimento de competências fundamentais, como AUTONOMIA e ANÁLISE CRÍTICA para lidar com a super exposição de conteúdos disponíveis no mundo digital.
A ideia é mudar a experiência (sua e dos alunos) sobre assistir vídeos com finalidade de aprender intalando a extensão NOTEGPT (disponível nesse link) no navegador CHROME (Google) e ativando a extensão. Isso feito, é só carregar qualquer vídeo e... EXPLORAR A a nova janelinha que aparece!
A ideia é mudar a experiência (sua e dos alunos) sobre assistir vídeos com finalidade de aprender intalando a extensão NOTEGPT (disponível nesse link) no navegador CHROME (Google) e ativando a extensão.
Tem muita estratégia que pode ser combinada com os resultados dessa interação do NOTEGPT: criar mapas mentais, extrair pontos relevantes e fazer atualização da terminologia...
O NOTEGPT entrega a TRANSCRIÇÃO do áudio do vídeo (e os tempos em que elas aparecem), o RESUMO (summary) feito pelo ChatGPT, e ainda, é possível fazer suas próprias anotações e destaques, clicando na aba NOTES. Tudo isso pode ser baixado (download ) e virar material de estudo, por exemplo.
O segredo é não atribuir uma atividade em que os estudantes usem diretamente os resultados do NOTEGPT, mas combinar com outra atividade (mapas mentais, visual thinking, serious games com significados), para situar a nova aprendizagem e suas relações com a solução de problemas ou execuçãõ de tarefas.
Ensinar a usar a extensão para YouTube, atribuindo atividades combinadas aos resultados (nunca somente a transcrição direta do que foi feito pela IA) envolve a agilização da aprendizagem para conteúdos FACTUAIS como este: terminologia e siglas importantes em uma área de conhecimento!
Prontinho! Uma atividade da Oficina gerando um novo recurso (extensão no navegador, para IA no YouTube) e aprendizagem para você (metodologia ágil) com mudança de paradigmas: sair do centro da fonte de informações (zona de conforto) e ensinar os estudantes a explorar a diversidade com autonomia e senso crítico.
Mãos-no-GPT e boralá pro YouTube, profê! Coloque em ação, aprenda e ensine com IA!