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Jornada do professor: Lição 2 e Conteúdos Conceituais

Treinar seu Dragão exige o domínio de conceitos essenciais na Engenharia de Prompt. Para conteúdos conceituais as metodologias de ensino e estratégias de aprendizagem devem ser ativas!

Antes de mais nada, vamos deixar claro aqui que não são as metodologias que são ATIVAS (ou ÁGEIS): são os neuroprocessos que são ativados e agilizados pelas metodologias. Outra coisa importante: "metodologias ativas" virou uma expressão leiga para designar tudo o que não é aula expositiva (dialogada ou não). Falo expressão leiga porque só leigos no tema metodologias é que usam esta expressão para tudo... Ôxe!

Agora você não será mais "leigo" porque junto com letramento na IA estará sendo apresentado ao mundo das metodologias de aprendizagem.

Existe toda uma designação bem mais recente (e precisa) que categoriza as metodologias pelos tipos de neuroprocessos que elas ativam, para proporcionar a aprendizagem: essas são as METODOLOGIAS INOVATIVAS.

Não brigue comigo pela similaridade nos nomes (não fui eu quem inventou ou descreveu pela primeira vez!), mas compreenda que estaremos trabalhando com quatro classes de neuroprocessos ativados por diferentes estratégias: as ÁGEIS, as ATIVAS, as IMERSIVAS e as ANALÍTICAS.

No Prompt-EDU (curso 1) e no Metodolog-IAs (curso 2) você encontrará aqui, na Jornada do Professor, como e quais delas foram selecionadas em cada Lição, apresentada na sua Jornada do Aprendiz.

A Lição 2 tem foco no aprender fazendo, compreender conceitos e princípios (da engenharia de prompt). Para isso são necessárias metodologias ATIVAS, ou seja, aquelas que conectam as interrelações entre elementos e o grande cenário que os habilitam a interagir juntos, com resultados aplicados.

Clique aqui para um minibook que mostra a diferença entre AULAS e TRILHAS DE EXPERIÊNCIAS de aprendizagem.

 

Diferentes recursos para diferentes estilos de aprendizagem

Cada pessoa tem um estilo diferente de aprendizagem. Parte do compromisso docente com seus estudantes é oferecer oportunidades de aprender por diferentes trilhas e recursos, que contemplem (no todo ou em parte) esses diferentes estilos de aprendizagem.

 

[1] Características das metodologias ATIVAS

Quando um conteúdo é conceitual (linhas de pensamento, teorias, paradigmas, fundamentos, princípios) as metodologias que incentivam a aprendizagem colaborativa, criatividade com foco no objetivo claro e mentalidade de crescimento (Growth Mindset ) são as mais indicadas. Elas aparecem quando são usadas ESTRATÉGIAS que recrutam trilhas mentais diferentes daquelas acionadas pelas metodologias ágeis: estratégias ATIVAS alinham lógica e criatividade, em hemisférios e áreas cerebrais diferentes, criando conexões também com o polo frontal direito. Esta área cortical é a responsável pela tomada de decisões, comportamentos adequados física e socialmente, assim como seqüências ordenadas de pensamentos e a modalidades de controle do comportamento emocional; no conjunto, essas funções resultam na ativação da MOTIVAÇÃO para a aprendizagem (leia mais sobre isso neste artigo).

O conjunto dessas características definem as Metodologias ATIVAS (as verdadeiras) e as neurociências mostram que sem envolvimento emocional/emotivo (prazer, desafio, curiosidade, surpresa) e significação, não há aprendizagem conceitual de excelência (aqui tem um texto bem rapidinho sobre isso).

Assim, estratégias que mexem com elementos emocionais, visuais, associativos, criativos, mas tudo com foco para uma conclusão clara desejada (e compensatória) são mais indicadas para este perfil de conteúdo e de conhecimentos, os CONCEITUAIS.

Sua Lição 2 é pontuada por esses elementos porque é o momento em que você precisa compreender os conceitos sobre Engenharia de Prompt para que, depois, eles façam sentido na aplicação em prompts específicos, melhorando o desempenho da sua conta de IA. É assim que as Metodologias de Ativação da Aprendizagem permeiam o material e formam blocos de narrativa, baseados em diferentes estratégias que servem às metodologias apropriadas.

Entendeu, profê? Veja este Flipbook como recurso ágil-ativo: abra clicando aqui.

 

[2] Podcast Educacional

Você recebeu um e-book mostrando toda a versatilidade desta ferramenta, com propósitos didáticos claros e resultados surpreendentes. Também está no seu e-book a forma como a Inteligência Artificial (IA) pode se integrar em cada uma das três aplicações do Podcast Educacional. Explore e crie elementos de trilhas de aprendizagem mais engajadores, usando podcasts... E surpreenda-se!

Eu uso este Podcaster da Spotify: bem simples e intuitivo!

 

[3] Material de apoio como estratégia ATIVA

Agora que você chegou à Lição 2, preste atenção nos roteiros de cada Lição: eles foram desenhados para estimular ativamente sua aprendizagem e expandir a sua interação com as experiências de aprendizagem de formas diferentes. Eis algumas delas:

[a] Formato Flex: você pode ter o roteiro no formato PDF no seu smartphone ou tablet e explorar tudo em qualquer lugar e horário. Além da acessibilidade metodológica e digital que esse recurso promove, os roteiros também podem ser imprimidos, para usar na versão física: este "detalhe" extra promove a acessibilidade metodológica para o grau de contemplar (também) os diferentes estilos de aprendizagem! Aposto que você nunca viu por este lado...

[b] hiperlinks e QR-Codes que estão nos roteiros expandem a aprendizagem. Isso significa que eu (docente curador) não pretendo que o meu texto seja a única forma de conexão entre o objeto de conhecimento e os neuroprocessos de quem aprende. Hiperlinks servem para expandir do roteiro para o mundo digital, em mídias diferentes, linguagem e graus de complexidade diferentes, ao tratar do mesmo tópico em aprendizagem e são os preferidos da nova geração, avessa à muito papel e impressão, por motivos nobres até, como a sustentabilidade do meio ambiente.

Já os QR-Codes fazem o mesmo, só que na versão impressa: assim, com essa construção neurodidática dos roteiros, minha intenção era assegurar que aqueles que possuem um estilo mais orgânico e conservador de aprendizagem (gostam de imprimir, anotar, fazer destaques no papel) fossem estimulados a experimentar e integrar cada vez mais práticas digitais de interação com conteúdos.

Quer gerar um QR-Code para um link disponível online? Eu uso esta ferramenta: gerador de QR-Code gratuito

 

Um material de apoio que além de informar possui estratégias para mudanças de comportamentos, flexibilização de ambientes e de mídias, linguagem, mudança de foco (leitura para vídeo, físico para digital e vice-versa) são algumas das estratégias de ativação que a curadoria traz para os estudantes. Já tinha pensado neste PODER do material de apoio?

Perdi a conta de quantas ideias novas já compartilhei com você aqui, na Jornada do Professor! Inspire-se nelas...

Geralmente, nos velhos modelos de aula, este "poder" estava no professor: o material era um coadjuvante passivo e secundário. Em modelos didáticos centrados no estudante e no desenvolvimento de sua autonomia para com a aprendizagem (aprender a aprender), ao tirar o "poder" da figura do professor e fracionar entre as experiências de aprendizagem, trazidas pela curadoria e pelo material de apoio, o docente multiplica o potencial de aprendizagem!

Este poder multiplicados das Metodologias de Aprendizagem impacta em menos aula bla-bla-bla (expositiva) e melhor aproveitamento dos estudantes (aulas por experiências ativas). A conta é bem simples de se fazer:

[a] quando o material complementa somente o que o professor não tem "tempo de apresentar na aula", ou ainda, quando é uma repetição quase literal da aula, os resultados da aprendizagem só provêm do tempo de interação com o professor, que é limitado. Esse é um papel passivo do material, seja ele qual for! Por essa razão, por exemplo, que oferta de cursos presenciais é contabilizada em tempo linear, do professor em sala de aula com os estudantes.

[b] já quando o material é parte da experiência, completa, complementa, expande, provoca ou desafia os estudantes como uma extensão da interação com o professor na aula, os resultados se multiplicam pelo tempo da interação com o professor, acrescido das experiências complementares vividas pela ação ativa do material de apoio. Essa é a razão de contabilizar o tempo de estudos, nas modalidades híbrida e EAD, considerando TAMBÉM o tempo de interação e experimentação dos estudantes com o material de apoio e as atividades que a curadoria traz para a trilha de aprendizagem.

 

Entendeu o novo papel do professor (CURADORIA) e do material de apoio (EXPERIÊNCIAS 3M) dentro do contexto moderno de integração das tecnologias (todas elas) no processo ensino-aprendizagem? Isso explica também a razão de uma aula teórica com inserções de tecnologias, sem propósito didático pontual, não ser considerada trilha de aprendizagem, e muito menos, "aula com metodologias ativas".

Reflita ativamente sobre isso e redimensione toda sua prática docente, agora usando IA e outras tecnologias/estratégias de ativação da aprendizagem!

 

[4] IA e a ativação da aprendizagem

Por fim, o óbvio: os treinos que você deve conduzir no seu ChatGPT (ou outra IA), usando os exercícios do roteiro de aprendizagem, são um exemplo de ativação da aprendizagem mediada pelo material de apoio (roteiro) e tecnologia (IA). Aos poucos, vai ficando claro que aquela velha pedagogia do monólogo não tem mais espaço nas atuais necessidades de formação educacional para o mundo, em todos os níveis.

Particularmente em jovens e adultos, a Andragogia do Diálogo e a curadoria por experiências de aprendizagem se justificam nos novos tempos de evolução exponencial das tecnologias e dos hábitos de consumir aquilo que é essencial dentro do sistema educacional: APRENDER.

 

Um desafio para você, nesta Lição!

Aqui no Blog a gente explora sua jornada como PROFESSOR, compreendendo como a Lição foi planejada, na perspectiva da curadoria docente. O objetivo é inspirar ideias e criatividade para que você vislumbre novos caminhos, estratégias, recursos e repertórios para turbinar suas velhas aulas...

Aqui no Blog a gente explora sua jornada como PROFESSOR, compreendendo como a Lição foi planejada, na perspectiva da curadoria docente. O objetivo é inspirar ideias e criatividade para que você vislumbre novos caminhos, estratégias, recursos e repertórios para turbinar suas velhas aulas...

Desafiar-se para diferentes espaços do fazer docente é a maior habilidade que veio com a Era da Inteligência Artificial: sair das velhas zonas de conforto.

Mãos-no-GPT e no material... Boralá!

 

 

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