Jornada do professor: Lição 3 e Conteúdos Procedimentais
Chegou o momento de aplicar o que aprendeu. O melhor jeito de fazer isso é usando estratégias que mostram o papel de cada tipo de prompt dentro do universo dos fazeres docentes: estudar, aprender, ensinar e produzir!
Percebeu como a complexidade da sua jornada de aprendiz vai evoluindo a cada Lição? Saimos dos conteúdos factuais para os conceituais, passando de atividades com metodologias ágeis para metodologias ativas. Cada estratégia sugerida nas Lições anteriores são exemplos de como fazer a gestão da aprendizagem orientada pela CATEGORIA DE CONTEÚDO, ou seja, é possível discriminar diferentes tipos de narrativas (metodologias e estratégias) para tipos diferentes de conteúdo (taxonomia de Bloom).
Esta Lição 3 entrega um conteúdo PROCEDIMENTAL, ou seja, você está aprendendo como explorar um recurso por meio de uma sistematização de ações. A trilha de experiências está usando um procedimento sistematizado chamado PROMPT DE PERSONAGEM/PERSONA, para explicar-aprendendo-na-prática a associação entre um personagem e as formas de exploração da estratégia, voltada para fins educacionais. Esta é uma estratégia na IA que atende às Metodologias Imersivas, as mais indicadas para conteúdos procedimentais. Mágico isso, não é?!
Vem comigo explorar o planejamento inteligente e criativo, acompanhando o design da trilha de aprendizagem com as experiências incluídas nesta Lição. Vamos para sua Jornada de Professor!
Persona e Personagem são recursos do pré-treino do ChatGPT que permitem as experiências de interação com a IA chamadas de IMERSIVAS. Nas ciências da aprendizagem, esses recursos podem ser usados como Deep Learning (DL) para aprendizagens personalizadas e criativas, ou ainda, como recurso em processos de avaliação formativa.
Veja como foi explorada esta experiência de aprendizagem na sua jornada de aprendiz e inspire-se criando resultados de milhões nas suas aulas!
Ah! Detalhes e roteiros sobre a forma apropriada de categorização do conetúdo de uma aula para gerar a seleção de estratégias e metodologias certas para as trilhas de experiências de aprendizagem, você encontrará na Oficina de Metodolog-IAs
Imersão comparando duas IA
A primeira parte da imersão desenhada como experiência foi o uso aplicado da Perplexity.AI: um modelo Transformer GPT3.5 totalmente online. Nessa primeira parte do planejamento (professor) para você (estudante), pensei que uma experiência de imersão muito nova poderia causar estranheza ou confusão. Quando se planejam experiências muito "diferentonas" é necessário lançar mão da User Experience Design (UX Design) ou vivência da jornada do usuário. Entenda um pouco mais sobre este assunto, que é bem recente...
[1] User Experience Design (UX) na curadoria docente
Em um mundo cada vez mais conectado, o UX Design se tornou não apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas. E com essa ascensão, vem a curiosidade: o que realmente significa UX Design? Quem são as mentes criativas por trás dessas experiências ? E, o mais intrigante, como você pode ser uma delas?
Quer saber mais sobre UX Design? Clica aqui!
Todo docente deveria aprender mais sobre UX Design para os novos tempos dos processos ensino-aprendizagem, mediados por tecnologias e por estratégias e metodologias inovativas. E sabe a razão disso?
[a] Boa parte dos docentes em atividade nas salas de aula não VIVERAM (isso mesmo, VIVER!), na sua trajetória como estudantes, a maior parte das estratégias, atividades e tecnologias que levam para suas aulas. Eles simplesmente viram sua apresentação em algum curso, palestra ou TED-talk (ou muitos), falando sobre as inovações. Isso faz com que levem novas práticas para inserir nos velhos modelos de aula (meio que reciclar a inutilidade com tecnologias) e acabam transformando o ensino em uma verdadeira colcha de retalhos, com essas "inovações" colocadas sem objetivo formacional específico e claro.
[b] UX é a área do conhecimento que usa empatia aplicada ao caminho que um usuário VIVE, dentro de qualquer processo/procedimento, para entender onde estarão os obstáculos, as dificuldades e as resistências que impedirão a conquista dos resultados planejados. Embora tenha nascido no mundo digital, hoje a UX é uma área que permeia todas as atividades de prestação de serviços, principalmente as educacionais.
Quando se fala de engajamento discente para protagonizar aprendizagem, é preciso falar de proporcionar UX capazes de inspirar motivação para este engajamento (falamos disso na Lição 2). Quando se pensa em trilhas para atingir um objetivo de aprendizagem, ao final de cada aula, a raiz do sucesso está em selecionar as estratégias que servem às metodologias capazes de proporcionar aos estudantes experiências necessárias para que ele desperte, ative e compreenda o significado daquela aprendizagem.
É assim que adultos aprendem: por meio de UX apropriadas em uma boa curadoria docente.
[2] UX com a Perplexity.AI
O roteiro de aprendizagem da Lição 3 usou uma IA embarcada online (Perplexity.AI) para fazer a imersão do usuário (aprendiz, estudante) dentro da experiência de explorar o que são os prompts imersivos (persona/personagem) dentro de modelos multimodais de IA. A imersão comparou modelos de mesma rede neural (GPT-Transformer) com distintos poderes de generalização (GPT3.5 e GPT4), levando o estudante-usuário a aprender mais sobre o tema, fazendo uma imersão nos modelos e comparando resultados, para dois objetivos importantes:
- vivenciar a diferença dos padrões de respostas entre uma IA conectada online (Perplexity.AI, que é um GPT3.5) e outra IA com base de dados pré-treino temporal (GPT4). Essa vivência comparativa ensina muito mais sobre o assunto do que horas de explicação teórica, porque este é um CONTEÚDO PROCEDIMENTAL, ou seja, está relacionado ao aprender procedimentos e sistematizar ações.
- comparar os resultados encontrados nas respostas obtidas em cada uma das IA, para o mesmo prompt, para sistematizar critérios de tomada de decisão. Quando vale a pena ter um modelo menos potente porém online? Quando é melhor ter um modelo mais potente, mas com temporalidade na base de dados pré-treino? Esta é a aprendizagem que deve oferecer curadoria que vá além do conteúdo cognitivo, integrando competências que envolvem aspectos importantes do atual mundo do trabalho, como tomar decisões, aplicar inteligência emocional e desenvolver comportamentos socioemocionais esperados na atitude frente às tecnologias emergentes e disruptivas.
Portanto, na primeira parte da curadoria, o planejamento da experiência decidiu por uma estratégia imersiva auto-direcionada por um mesmo prompt em IA diferentes, estimulando e orientando para a vivência da comparação entre resultados.
[3] Metodologias Imersivas requerem apoio do material
Uma vez decidida a estratégia e a metodologia apropriada, é momento de pensar na UX e, principalmente, nos possíveis obstáculos ao objetivo de aprendizagem da imersão selecionada. O que eu desejo despertar nos estudantes com essa curadoria?
Meu objetivo de aprendizagem principal é que o aprendiz descubra como os prompts imersivos de personagem/persona interagem, em diferentes IA, e saiba organizar as respostas que recebe. O objetivo secundário é que a imersão nas ferramentas de IA proporcionem desenvolvimento do pensamento crítico para comparar os resultados, tomando melhores decisões baseadas na ciência que envolve aspectos da arquitetura neural, treinamento de FT, desenvolvimento de NLP e impacto da conexão online para informações em tempo real.
Esses são objetivos que integram neuroprocessos superiores de cognição e motivação: há sempre um interesse pessoal na análise dos resultados feita por cada estudante. Quando você leva este tipo de experiência para a aula, abre espaço, vez e voz para os estudantes mostrarem até onde estão chegando com o que aprenderam e isso serve de monitoramento da qualidade na sua comunicação didática.
Ainda como objetivo secundário, o despertar do estudante para as diferenças da comparação das respostas, considerando o poder de cada modelo de linguagem é uma aprendizagem que fortalece o objetivo principal: não é a conexão online na internet que torna uma IA melhor. Este é um horizonte analítico importante, já que passamos de um 2023, com somente uma AI online (Perplexity), para um 2024 com muitas outras IA online (Gemini, Claude) e com resultados que merecem discussão séria na escola e na academia.
Finalmente, permeando esses objetivos de aprendizagem, a UX deve orientar parâmetros para a tomada de decisão: fazer juízo de valor, para aprender como decidir qual e como usar modelos de IA, é uma competência imprescindível na formação do cidadão e do profissional do futuro. Mas isso não é conteúdo que se explica, é competência que só se forma na ação!
Exemplificar um procedimento, chamando atenção para seus detalhes, nuances e pormenores que interessam ao aprendizado dessas competências é parte fundamental da curadoria. Assim, para organizar a trilha de experiências na sua Jornada de Aprendiz, e garantir que você tenha algum material para começar até que desenvolva seu próprio material, fiz uma curadoria agregando duas videoaulas que completarão a narrativa deste bloco de UX. Elas estão no material complementar dessa Lição 3 e tratam do Prompt da Descoberta.
Outras imersões da Lição 3
A Lição 3 prossegue, oferecendo outras imersões, em diferentes estratégias: explore todo seu material porque lá tem algumas histórias muito boas! E note, profê: praticamente todas as experiências e exercícios desta Lição tratam de conteúdos procedimentais.
Na Oficina Prompt-EDU você está vive uma trilha com experiências imersivas porque somente elas são capazes de provocar os neuroprocessos certos para integrar aspectos diferentes da aprendizagem, envolvidos em conteúdos procedimentais. Essas experiências imersivas da jornada do aprendiz integrarão também competências socioemocionais, pensamento crítico e analítico, inteligência emocional, Growth Mindset...
Pequenas variações na atribuição de atividades e estratégias imersivas podem amplificar ainda mais a formação de competências associadas à aprendizagem procedimental. Preste atenção!
Os detalhes sobre como chegar a um planejamento assim para suas aulas está na Oficina de Metodolog-IAs. Lá, a Lição 3 também é planejada para um momento imersivo-analítico, usando um desafio que integra a categorização do conteúdo com verbos de ação referentes às categorias desejadas do processo cognitivo do aprendiz e sua UX, até aquele momento da formação. Variar ambientes, tipos de tecnologias e integrar raciocínio ao processo acaba sendo uma experiência e tanto!
Prontinho! Aqui no Blog a gente explora sua jornada como PROFESSOR, compreendendo como cada a oficina foi idealizada, na perspectiva de curadoria docente.
Mãos-no-GPT e mergulhe fundo!